Brazil President in Israel (Portuguese)

O presidente do Brasil planta uma árvore no Bosque das Nações em Jerusalém

24 January 2019
“Reafirmo aqui o meu compromisso em seguir cultivando a fraternidade entre brasileiros e israelenses, porque esse é o nosso bem mais precioso.”
- Jair Messias Bolsonaro, Presidente do Brasil
Na terça-feira, dia 2 de abril de 2019, o Exmo. Sr. Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, plantou uma oliveira no Bosque das Nações do KKL em Jerusalém. O presidente dedicou o plantio dessa árvore à forte amizade entre Brasil e Israel.

O presidente brasileiro, Exmo. Sr. Jair Bolsonaro, visitou o Bosque das Nações na Floresta de Jerusalém na terça-feira, dia 2 de abril de 2019, para participar de uma cerimônia de plantio de árvore. Ele veio acompanhado por uma grande delegação do Brasil, que incluía ministros, senadores, empresários e dois ônibus cheios de jornalistas.

Ao chegar, o presidente Bolsonaro foi recebido pelo vice-presidente do KKL, Hernan Felman, e pelo Diretor do Departamento Latino Americano do KKL, Ariel Goldgewicht. O presidente então inaugurou uma placa com seu nome, a mais nova adição à ilustre lista de chefes de estado que plantaram árvores aqui antes dele.

O KKL criou o Bosque das Nações e a cerimônia de plantio de árvore como um símbolo de amizade entre Israel e as nações do mundo. O local fica no Monte Herzl, próximo do Museu do Holocausto Yad Vashem. Como é de costume, Bolsonaro veio ao Bosque das Nações imediatamente após a sua visita do Yad Vashem.

Na inauguração da placa, Hernan Felman disse ao presidente brasileiro:
“É uma grande honra recebê-lo em nossa capital. Acredito que Brasil e Israel se aproximarão muito durante a sua presidência. Você é um verdadeiro amigo de Israel. Sua escolha de vir ao nosso país logo no início do seu mandato é um sinal claro disso. Que a sua visita à Jerusalém e Israel seja abençoada.”

Essa foi a primeira visita de Bolsonaro a Israel e a única viagem para fora do continente americano desde que assumiu a presidência três meses antes, no dia 1o de janeiro.

Durante a sua visita de quatro dias, Bolsonaro se encontrou várias vezes com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que viajou ao Brasil para participar da cerimônia de posse de Bolsonaro, e com figuras importantes nos setores comercial, de alta tecnologia e industrial.

A agenda cheia do presidente brasileiro também incluía uma visita ao Muro das Lamentações e à base do Comando da Frente Doméstica de Israel, onde ele ofereceu à Unidade de Busca e Resgate uma condecoração por sua colaboração no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho.

Felman seguiu dizendo para Bolsonaro, que mesmo Israel sendo um país jovem e pequeno em comparação com o Brasil, que é 410 vezes maior, Israel conseguiu superar suas limitações.
“Hoje Israel é um bastião de pesquisa e desenvolvimento de ponta em todos os setores imagináveis. A indústria de alta tecnologia israelense é uma multiplicadora de força nos setores de segurança alimentar, medicina e ciências, para mencionar alguns. Nossa organização, o KKL, faz parte desse sucesso. Durante os últimos cem anos, desenvolvemos conhecimento em muitas disciplinas, como administração florestal, combate de desertificação e mudanças climáticas, irrigação e proteção ambiental. Hoje temos o prazer de compartilhar nosso conhecimento com outros países do mundo.”

Bolsonaro agradeceu Felman por suas palavras e pelo convite para plantar uma árvore no Bosque das Nações.
“Sempre soube que Israel era um país pequeno, mas costumo dizer que Israel é um pequeno grande país. É uma grande honra e alegria poder plantar, em nome do Brasil, essa muda de oliveira aqui no Bosque das Nações. Sabemos da Bíblia e da nossa tradição judaico-cristã que a oliveira é um símbolo de paz e amizade. Minha visita marca a continuação do diálogo e da cooperação entre nossos povos. A fraternidade entre brasileiros e israelenses é o nosso bem mais precioso.”

O embaixador brasileiro em Israel, Paulo César Meira de Vasconcellos, leu a Oração do Agricultor em português. Yossi Shelley, o embaixador israelense no Brasil, leu a versão em hebraico.

Então, o presidente Jair Bolsonaro plantou uma muda de oliveira. Depois que o presidente regou a planta por primeira vez, ele recebeu um certificado de plantio de árvore das mãos de Hernan Felman. O certificado dizia:

Presenteado ao
Exmo. Sr. Jair Messias Bolsonaro
Presidente da República Federativa do Brasil
Em ocasião do plantio de uma oliveira no
Bosque das Nações
na Floresta de Jerusalém
2 de abril de 2019 – 26 de Adar de 5779